A CLÍNICA

Foi numa tarde clara de verão, em 2 de fevereiro de 1970, que os recém-formados Júlio Brito Alves e João Otávio de Oliveira Macedo deram seus primeiros passos no campo das afecções do sistema geniturinário masculino e urinário feminino.
 
Iniciamos nossas atividades no terceiro andar do prédio localizado na Travessa Nilo Santana, esquina com a Cinquentenário, onde a Ferragens Sergipana ocupava o térreo. No segundo andar do mesmo prédio, nossos colegas Osmar Pithon Napoli e Geraldo Moura e Silva também atuavam.
 
O Instituto de Urologia e Nefrologia de Itabuna, com esses dois profissionais, começou a oferecer consultas e procedimentos na área.
Naquela época, Itabuna tinha cerca de 70.000 habitantes e ainda desfrutava dos benefícios da indústria cacaueira, já que a “vassoura-de-bruxa” ainda não havia chegado à região. Aproximadamente 60 médicos exerciam a profissão na cidade, trabalhando em consultórios, clínicas e nos hospitais Santa Cruz (hoje Calixto Midlej Filho), Manoel Novaes, São Lucas, São Judas, Instituto de Pediatria e Puericultura de Itabuna (antes IPAPI e agora CEMEPI) e Maria Goretti.
 
O Instituto de Urologia funcionou nas instalações mencionadas até 1973, quando se mudou para a Travessa Benigno Azevedo. Ficou lá até 28 de janeiro de 1975, quando se transferiu para a Avenida do Cinquentenário, esquina com Almirante Barroso. As novas instalações eram mais amplas e permitiram a realização de procedimentos menores. Com essa mudança, dois colegas se juntaram à equipe: RENATO BORGES DA COSTA e NEUDSON MATOS CUNHA, ampliando o leque de atendimento. No ano seguinte, FERNANDO ELIAS DE OLIVEIRA CRUZ também se integrou à equipe. No início dos anos 90, NEUDSON MATOS CUNHA deixou o Instituto ao se mudar para Salvador.
A partir de 1990, passamos a atender no Centro Médico Artumiro Fontes, inicialmente no 2º andar e depois no 8º andar. Nos anos seguintes, JULIO BRITO ALVES FILHO e VILSON MARTINS JORGE CRUZ se juntaram à organização.
 
As instalações do Centro Médico Artumiro Fontes já não atendiam às crescentes necessidades. Assim, em 13 de março de 2014, o Instituto mudou-se para o amplo prédio Itabuna Trade Center, na Avenida Princesa Isabel.
 
Com essa última mudança, novos colegas se juntaram à nossa equipe. Assim, uma pequena clínica, nascida do sonho de dois jovens médicos, completa 50 anos de existência. Muitas coisas mudaram em Itabuna, no país e no mundo. Avanços fantásticos nas áreas de diagnóstico e tratamento proporcionaram cuidados melhores e mais eficazes aos pacientes. Os pioneiros, após cinco décadas de trabalho incansável, não têm mais a mesma energia e estão se preparando para se retirar. No entanto, eles deixam uma equipe jovem e disposta a continuar um trabalho que nunca imaginaram que duraria tanto tempo.

Nosso atendimento
está pronto para
recebê-lo(a)
!